Desintoxicação alimentar. Como fazer?

A desintoxicação alimentar é um método focado na limpeza do organismo. O objetivo é livrar o corpo de substâncias nocivas que são causadoras de diversos males e que se acumulam no nosso corpo com o passar do tempo.

Neste texto você vai saber um pouco mais sobre a desintoxicação alimentar, quais os benefícios desta prática e como fazer uma verdadeira limpeza no seu organismo através de uma dieta detox.

Como funciona a desintoxicação alimentar?

Desintoxicação alimentar ou apenas detox pode ser definido como uma limpeza feita no organismo durante um período de até 5 dias e que contribui para a perda de peso, eliminando também o inchaço, inflamação e retenção líquida.

O foco principal da desintoxicação alimentar não é emagrecer, mas sim fazer uma faxina no corpo para eliminar as toxinas que se acumulam ao longo do tempo e com a prática de hábitos considerados não saudáveis.

Além de provocar inchaço e retenção líquida, o acúmulo de substâncias nocivas contribui para o envelhecimento precoce das células, metabolismo lento, comprometimento do intestino e diversos outros males.

Nós já temos dois órgãos que fazem controle das substâncias ruins que se instalam no nosso organismo. São o fígado e o pâncreas. No entanto, de vez em quando é importante dar uma ajudinha ao nosso corpo e contribuir para esta limpeza. Veja os benefícios da desintoxicação alimentar.

  • Eliminação do inchaço e da inflamação do corpo, melhorando o aspecto da celulite.
  • Mais disposição para atividades do dia a dia.
  • Metabolismo acelerado, contribuindo para a queima de gordura.
  • Renovação celular
  • Melhor funcionamento do intestino, prevenindo e tratando a prisão de ventre, eliminando os gases e secando a barriguinha.

Como fazer a desintoxicação alimentar?

 

A melhor forma de fazer uma desintoxicação alimentar é abolir do cardápio os alimentos considerados potenciais causadores das toxinas que tanto afetam o nosso organismo. Além de investir na mudança de hábitos.

Em relação à alimentação, é preciso ter como base alimentar as frutas, legumes e verduras. Proteínas de qualidade como ovos, carne de boi, porco e frango e também os peixes. Quanto mais natural a alimentação, melhor.

Já em se tratando da mudança de hábitos, é preciso repensá-los e reduzir a ingestão de álcool e abandonar o tabagismo. Além de contribuir para o aumento de peso, estes dois costumes jogam inúmeras toxinas no nosso organismo.

O suco verde talvez seja o alimento mais conhecido de uma dieta baseada em desintoxicação alimentar. Geralmente é tomado em jejum e contribui para melhorar a disposição do corpo ao longo do dia.

Dica de cardápio detox:

 

Experimente a nossa dica de um cardápio para um dia de desintoxicação alimentar. Você pode variar os alimentos, mas sempre seguindo a regra básica da dieta detox que é dar prioridade aos alimentos naturais, nada de industrializados.

  • Café da manhã: suco verde detox contendo couve manteiga, gengibre, limão, pepino, semente de linhaça e uma fatia de abacaxi ou meia maçã.
  • Lanche da manhã: 1 maçã e duas castanhas do Pará
  • Almoço: salada de repolho, cenoura e tomate, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 posta de peixe cozido.
  • Lanche da tarde: 1 banana amassada com uma colher de sopa de linhaça
  • Jantar: 1 filé de frango grelhado, 3 colheres de sopa de arroz integral, salada de vagem, folhas e pepino.

Além de seguir este cardápio, faça a ingestão de água em abundância, pelo menos 2,5 litros por dia. Chá verde e hibisco também são essenciais para limpar o organismo e contribuir para a perda de peso.

A desintoxicação alimentar é uma prática adotada por muitas pessoas que desejam dar um choque no organismo, livrando-o dos males causados por hábitos pouco saudáveis e contribuindo também para a perda de peso. Lembrando que a desintoxicação alimentar não pode ser seguida durante mais do que sete dias, mas pode ser praticada de vez em quando para promover uma faxina no corpo.

 

 

 

 

Lidiane

Lidiane

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *