Fazer caminhada emagrece mesmo?

Você está querendo perder peso, mas ainda não tem certeza se a caminhada emagrece mesmo? Se esta atividade for a sua escolhida para perder alguns quilinhos, saiba que você fez uma escolha certa.

A caminhada é uma atividade física que está presente na vida de quase todo mundo que se dispõe a deixar o sedentarismo de lado. E, felizmente, ela realmente pode trazer efeitos animadores, se for praticada corretamente.

Neste artigo, você vai saber mais sobre esta atividade, descobrir se realmente a caminhada emagrece e como você pode potencializar os efeitos dela no seu organismo.

Caminhada, um exercício completo

A caminhada é um exercício simples, fácil e que não pesa no bolso. Basta usar uma roupa confortável e um tênis adequado e sair caminhando na praça, na rua, na esteira, no parque etc.

A caminhada é, também, um exercício que pode ser praticado por diversas pessoas. Crianças, gestantes e idosos, que geralmente apresentam alguma restrição na hora de praticar atividade física, podem fazer caminhada tranquilamente.

A caminhada emagrece e, além disso, oferece diversos benefícios ao corpo humano. Veja alguns deles.

  • Reduz o colesterol
  • Reduz os riscos de diabetes
  • Aumenta o fortalecimento dos ossos
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Estimula o bom humor e reduz os níveis de ansiedade e estresse

A caminhada emagrece mesmo?

Sim, a caminhada emagrece. Em um treino realizado da forma correta, com intensidade e freqüência adequados, é possível perder mais de cinco quilos por mês. Claro que é preciso investir também numa alimentação adequada.

A caminhada é um exercício aeróbico que exige bastante esforço físico do corpo e isso resulta em um gasto maior de calorias. Se você está querendo emagrecer, mas não sabe por onde começar, a caminhada é o exercício ideal.

Em uma hora de atividade, você pode perder até 400 calorias. Aumentar a intensidade e a freqüência da atividade pode resultar em uma queima ainda maior de gordura. A caminhada é o passo inicial para a corrida, por exemplo.

Os benefícios da caminhada fazem com que você mantenha o apetite sob controle e isso influencia de forma positiva na quantidade dos alimentos que você ingere, contribuindo para a perda de peso.

Como potencializar os efeitos da caminhada para o emagrecimento?

A caminhada emagrece se você souber como realizar este exercício corretamente. Veja a nossa lista de dicas do que você pode fazer para potencializar os efeitos da caminhada para a perda de peso.

  • Escolha as roupas e o calçado adequados. Os tênis não são iguais para todo mundo. Em uma loja especializada em objetos para atividades físicas, você pode descobrir o melhor calçado para a sua pisada.
  • Escolha caminhar em áreas livres, mas que ofereçam um local plano e firme para evitar quedas ou lesões provocadas por passos errados e em falso. Evite também caminhar em rodovias, próximos a circulação de carros.
  • Comece caminhando devagar e depois vá aumentando a intensidade dos exercícios até conseguir dar pequenos trotes e finalmente poder correr. A corrida queima gordura mais rápido, principalmente a gordura abdominal.
  • Não esqueça de alongar antes e depois da caminhada. Assim, você evita lesões e diminui as dores comuns no começo da prática de exercício físico.
  • Mantenha um cardápio saudável, com alimentos pouco calóricos, que contenham fibras e ajudem na perda de peso. A caminhada emagrece sim, mas precisa da ajuda de uma alimentação natural e focada na perda de peso.
  • Caminhe com uma garrafinha de água e tome pequenos goles a cada 15 minutos do exercício. Não espere sentir sede para beber água. Assim, você não compromete a formação dos músculos.

Agora que você já sabe que a caminhada emagrece, não precisa esperar mais nada para dar início a sua jornada de perda de peso. A caminhada é um ótimo começo para quem deseja mexer o corpo. Além dos benefícios estéticos, a caminhada contribui para a saúde do organismo como um todo. Portanto, escolha um tênis e uma roupa adequados, marque o horário na sua agenda e comece já a caminhar para emagrecer.

 

Lidiane

Lidiane

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *